Cuidar dos pés e unhas é muito importante, mas eles precisam de mais cuidados do que se imagina, já que nos sustentam durante todo o dia ao longo de toda a nossa vida.

Agora com a eminência do verão, sandálias e chinelos são as melhores opções para os pés.

Sendo assim, a limpeza dos pés deve estar em dia. Procurar retirar as calosidades e as células mortas da pele são uma dica que também podem ser feitas em casa mesmo.

Algumas dicas úteis:

  • Deixe seus pés de molho em uma bacia com água morna e meio copo de vinagre, para amolecer as partes mais ressecadas como a região dos calcanhares. Em seguida, faça massagens com óleos ou cremes hidratantes para os pés.
  • Evite usar calçados muito apertados e sempre que possível alterne entre sapatos e sandálias para que o pé “respire”.
  • Pessoas com problemas de calosidades ou micoses devem procurar um podólogo para indicação de tratamento adequado.

Por Milena Evelyn


Se as unhas estiverem totalmente saudáveis, o esmalte dessa cor, ou outro também de cor escura não vai fazer uma grande diferença. No caso das unhas frágeis são menos espessas e lascam com maior facilidade.

Nesse caso, o esmalte vermelho ou outro no tom escuro acaba formando um filme sobre a unha, protegendo-a. Vale lembrar, entretanto, que é necessário deixar as unhas sem pintar, por pelo menos, um ou dois dias e hidratar as mesmas nesse período com óleos vegetais, caso contrário, poderá haver a impregnação do esmalte vermelho nas camadas mais superficiais da unha, deixando elas amareladas e muito opacas.

Por Danielle Batista


O ato de roer as unhas (onicofagia) está estritamente relacionado a pessoas ansiosas. Quem costuma levar a mão à boca em qualquer situação de tensão, roendo as unhas até que estas fiquem no “sabugo”, padecem de uma desordem psicológica que deve ser tratada.

A ação compulsiva e irracional de roer as unhas geralmente ocorre quando o indivíduo está ansioso, sentindo necessidade de alívio frente a uma situação conflituosa.

Os métodos mais conhecidos para acabar com o mau-hábito, como colocar nos dedos alguma substância de sabor desagradável, não oferecem resultados eficazes. Praticar exercícios físicos para descarregar a tensão, ainda é a melhor forma de resolver o problema.

Por Rachel Bressan

Fonte: Terra – Vida e saúde





CONTINUE NAVEGANDO: